Dicas, Ferros, Lavanderia

3 dicas incríveis que farão suas roupas durarem muito mais

Nesses dias em que estamos passando mais tempo em casa, os afazeres domésticos chegam com tudo. Mas sem desespero! Estamos aqui para te ajudar nessas tarefas.

A maneira como cuidamos das nossas roupas pode influenciar diretamente na durabilidade delas. Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais de quais cuidados ter na hora de lavar e secar suas roupas, que vão facilitar ainda mais a sua vida e ajudar você a economizar também, né? 😊

Lavar

Sabia que existe um sabão ideal para cada tipo de lavagem de roupa? Por exemplo, o sabão em pó e o líquido para limpezas mais pesados. Existe também sabão líquido para roupas delicadas como seda, entre outras. O detergente líquido da pia da cozinha, pode ajudar a tirar manchas simples na hora em que sujou.  

Tipos de manchas 

Tente primeiramente identificar que tipo de mancha está no tecido. Existem basicamente os seguintes tipos de manchas:

  • Manchas de proteína: comida em geral; leite; ovo; sobremesa, como pudim e gelatina; produtos corporais, como vômito, fezes, urina, catarro e sangue; lama e cola branca.
  • Manchas de tanino: café, chá, bebidas alcoólicas, refrigerantes, frutas, suco de frutas, legumes e verduras, perfume, tinta de caneta e tinta lavável.
  • Manchas à base de óleo: óleo de carro; óleos de comidas, como o de bacon; margarina e manteiga; maionese; molhos de salada; óleo de cabelo; filtro solar e hidratantes de corpo e cabelo.
  • Manchas de corantes: qualquer pigmento de cor transferido de uma peça de roupa para outra, canetinha, mostarda, manchas de plantas e de sucos de fruta em pó.

Mas para retirar manchas resistentes nos tecidos, é importante usar produtos à base de alvejantes. Você pode usar produtos à base de cloro para roupas brancas, porém ao longo do tempo, ele pode deixar suas roupas amareladas. Porém, existem outras opções como alvejantes à base de oxigênio, que é perfeito para roupas coloridas e não deixa as brancas amareladas.

Secar

Ao secar as roupas no varal, é importante ter alguns cuidados: 

  • Limpe o varal com pano úmido antes de estender a roupa; 
  • Prenda as peças nas laterais; 
  • Não deixe peças formando pontas;
  • Mangas longas não podem ficar caídas, para não deformar a peça de roupa; 
  • A secagem de roupas coloridas no sol, só pode ser feita pelo avesso, pois o sol desbota o tecido.

Fique atento aqui para ver mais dicas super úteis para deixar as suas
roupas impecáveis.