• ARNO AO SEU LADO - Sua casa cheia de vida

Dicas

Como lavar cada tipo de tecido

Como lavar cada tipo de tecido - Arno

 

Como lavar cada tipo de tecido?

A gente compra uma roupa nova ou tem aquela peça que adora e, na hora de lavar, surgem as dúvidas de como fazer tudo sem erros. Essa situação é bem comum, mas o processo de lavagem de cada tecido é simples. Basta configurar a máquina certinho.

1. Tecidos extra leves (seda, algodão fino)

Para tecidos extra leves e frágeis, o recomendado é fazer uma lavagem sem molho. Coloque as roupas na máquina e não se esqueça de intercalar os tamanhos das peças. Assim, você equilibra o peso e garante um bom desempenho da máquina e da lavagem.

2. Tecidos leves (seda, poliéster, elastano, lycra)

A seda também pode se enquadrar como um tecido leve, assim como os sintéticos. Para peças desse tipo, lembre-se de também intercalar peças de tamanhos diferentes. Abasteça com a quantidade certa de água, sem esquecer os limites de mínimo e máximo, e não deixe de molho.

3. Tecidos normais (algodão, malhas, linho)

É recomendado deixar esses tecidos mais comuns de molho – um ciclo é o suficiente. Antes de abastecer com água, uma boa ideia é colocar malhas do avesso. Isso evita que pelos de outras roupas grudem nessas peças. A boa notícia é que algumas máquinas possuem filtros que isolam os fios que se soltam.

4. Tecidos pesados (jeans, moletom, toalhas)

Evite misturar tecidos pesados diferentes, como moletons e toalhas. Um deles pode soltar tinta e manchar o restante. Por isso, separe as roupas brancas das coloridas. Outros pontos importantes: não coloque muitas peças na máquina e não lave várias calças jeans de uma só vez, por exemplo. O peso pode prejudicar o desempenho do aparelho. Para esse tipo de lavagem, um molho é o suficiente.

5. Tecidos muito pesados (edredom, tapete) ou muito sujos

Para o caso de edredons, veja se o peso é compatível com a sua máquina. Para tapetes, é importante olhar a etiqueta e ter certeza de que eles podem ser lavados na máquina. Feito isso, configure o aparelho para que sejam feitos dois molhos. Assim, as peças ficam limpas completamente, por mais pesadas ou sujas que estejam.

O cuidado com os tecidos é sempre o mesmo, ainda que as máquinas de lavar tenham recursos e capacidades diferentes. A Arno Lavete Intense por exemplo, tem 5 programas de lavagem e suporta todos os tipos de tecidos que explicamos neste texto. E o melhor: com baixo consumo de água e energia!