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Dicas para manter os nutrientes dos alimentos

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Às vezes, quando vamos preparar uma refeição, bate aquela dúvida: cru ou cozido? A verdade é que alguns alimentos ficam ainda mais saudáveis e nutritivos quando os fervemos ou os cozinhamos.

Para comemorar o Dia da Saúde e Nutrição (31/03), nós separamos três exemplos desses alimentos que têm os nutrientes reforçados quando cozidos.

1. Tomate

O tomate tem uma substância chamada licopeno, que dá aquela corzinha vermelha e que tem propriedades antioxidantes (ou seja, combatem o envelhecimento precoce). A nutricionista Joanna Sievers, professora da Universidade do Vale do Itajaí, afirma que, quando a gente cozinha o tomate, o organismo absorve melhor essa substância. Sabia disso?

2. Cenoura

O caso da cenoura é parecido com o do tomate. Ela é rica em betacaroteno, que reforça o sistema imunológico e faz bem à pele e ao cabelo. Se a gente ferver ou levar a cenoura ao vapor rapidamente, o betacaroteno é absorvido da melhor forma pelo organismo e as fibras do vegetal ficam conservadas.

3. Espinafre

A vantagem de cozinhar o espinafre vai além de deixar os nutrientes mais potentes. Essa verdura tem alta concentração do chamado ácido oxálico, que pode prejudicar a quantidade de cálcio e ferro que nosso corpo absorve. Quando cozido rapidamente, o espinafre diminui essa concentração, mas mantém suas vitaminas.

E agora, todo mundo pronto para cozinhar os alimentos e obter o máximo de nutrição de cada um? Dica: com a opção “Ferver” do Arno Soup+ Stile, você aproveita os vegetais cozidos da melhor forma!