• ARNO AO SEU LADO - Sua casa cheia de vida

Dicas

A marinada ideal para cada tipo de carne

Como Marinar as Carnes

A marinada ideal para cada tipo de carne

A marinada é uma técnica culinária que tem como base deixar a carne de molho por algumas horas em um recipiente com ingredientes como sal, líquido ácido (vinho, limão, entre outros) e temperos variados. Além de dar um toque profundo de sabor, o processo transforma a textura da carne e a deixa mais tenra e fácil de cortar.

Aproveitando que o Natal está quase aí, trouxemos algumas dicas valiosas sobre o tempero ideal para cada tipo de carne para deixar sua ceia muito mais saborosa. Veja:

Peru:

A carne de peru é branca e macia, mas uma boa marinada acentua ainda mais seu sabor e permite que a carne se desmanche na hora do corte. Como tempero, experimente usar: vinho branco, tomilho, louro, cebola, alho, sal e pimenta branca.
Tempo mínimo de imersão: 10 horas.

Tender:

Como o tender é tradicionalmente preparado com frutas como abacaxi e pêssego, para acentuar ainda mais o toque adocicado, a sugestão para a marinada é misturar: vinho branco, suco de laranja ou maracujá, gengibre, tomilho, cebola, alho e sal.
Tempo de imersão: 8 horas.

Lombo:

O principal segredo para preparar um lombo suíno suculento é uma boa marinada e o tempo correto de cozimento, já que a carne tende a ficar ressecada. Para o tempero, recomendamos usar: vinho branco, pimenta dedo de moça, louro, cebola, alho e sal.
Tempo mínimo de imersão: 8 horas.

Pernil:

Uma das carnes mais tradicionais na ceia e uma das mais demoradas para preparar, por conta do seu tamanho, o pernil precisa de um cuidado especial. Recomendamos marinar a carne com: vinho branco, suco de limão, pimenta dedo-de-moça, alecrim, cebola, alho e sal.
Tempo mínimo de imersão: 16 horas.

Frango ou chéster:

Por serem carnes com baixo teor de gordura, o frango e o chéster também devem passar pela técnica da marinada. Como tempero, nossa sugestão é usar: vinho branco, suco de laranja, pimenta dedo de moça, louro, cebola, alho, e sal. Tempo mínimo de imersão: 16 horas.

Agora que você já sabe como preparar o tempero ideal para cada tipo de carne, fique atento ao tempo certo para assar cada um dos cortes e fazer sucesso na cozinha. ;)

  • Peru: 40 minutos por quilo
  • Tender: 30 minutos por quilo
  • Lombo: 1 hora por quilo
  • Pernil: 1 hora por quilo
  • Frango ou chéster: 40 minutos por quilo

Tabela de tempo para marinar e assar as carnes